Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 12:1-3

COVER_edited_edited.jpg

RIKBAKTSA

BRASIL, 2019 - EM CONSTRUÇÃO

Habitantes imemoriais da bacia do rio Juruena no estado do Mato Grosso, os Rikbaktsa permanceram 'desconhecidos' dos brasileiros não-indígenas até metade do século 20, quando seringueiros americanos e espanhóis invadiaram seus territórios com o apoio do governo brasileiros com a famosa 'guerra da borracha' incentivada pela revolução industrial.
 
Os Rikbaktsa eram vistos como grandes guerreiros por outros grupos indígenas por terem estado em guerra com várias etnias próximas, como os Cinta Larga e Pareci. Indústrias da borracha resolveram pagar ex-prisioneiros da região do Mato Grosso para trabalhar como seringueiros e foram orientados a matar indígenas "caso fosse necessário". Muitos encontros sangrentos aconteceram, principalmente quando os Rikbaktsa entravam na mata fechada à procura de animais para caçar e de penas para fazer seus  artefatos.
 
Em uma tentativa de 'facilitar as coisas', seringueiros financiaram missionários católicos para entra em terras Rikbaktsa em 1657 e 'pacificá-los', fato que resultou na morte de 75% dos Rikbaktsa por conta de doenças como a gripe e o sarampo. 

 

As fotos mostradas nesse ensaio foram feitas em diversas incursões ao território Rikbaktsa em 2019, em um trabalho comissionado cujo propósito era registrar o modo de vida e principais artefatos da etnia. No entanto, em contatos recentes feitos por telefone, alguns Rikbaktsa contam que as aldeias foram fechadas para que ninguém não-autorizado entrasse e expusesse a população em risco.

Copyright © 2020 Ana Caroline de Lima

REPRODUCTION IS STRICTLY PROHIBITED WITHOUT PERMISSION, according to U.S federal Copyright Act of 1976.

REPRODUÇÃO EXPRESSAMENTE PROIBIDA SEM AUTORIZAÇÃO, de acordo com a Lei Federal do Brasil nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998
- In God I trust -