Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 12:1-3

AGRICULTURA
FAMILIAR

COMPILAÇÃO, DIVERSOS PAISES
COMISSIONADO, DIVERSOS CLIENTES

Grupos familiares cultivando a terra em pequenas proporções.

Parece pouco? Pense de novo. De acordo com a ONU, a agricultura familiar representa mais de 80% da produção mundial de alimentos, com cerca de 500 milhões de produtores rurais dedicados no mundo. Ao contrário da agricultura patronal, onde trabalhadores são contratados para atuar em médias e grandes propriedades, na agricultura familiar a produção é feita a partir de lotes menores de terra, com maior diversidade produtiva, no qual a família é, ao mesmo tempo, proprietária, gestora e responsável por toda produção e comercialização.

Veja abaixo uma compilação* de fotos e histórias de agricultores familiares pela América do Sul, feita em diferentes anos para clientes diversos.

01 AGRO

"Olha esse cacau aqui. Não tem nada de veneno nele. é tudo natural"
Maura mostra os cacaueiros no terreno da casa onde trabalha, na região de Três Braços, na Bahia.
O cacau chegou ao estado em 1746, quando um colono francês enviou sementes da fruta para um fazendeiro português, que as plantou em uma região que hoje faz parte do município de Canavieiras.

TRÊS RIOS, BAHIA - MAIO 2018

08 AGRO

A GIGANTE DA FLORESTA

BRASIL, BOLÍVIA - 2019/2020

02 AGRO

COLETA DE CASTANHA

 José se prepara com pedaços de madeira adaptados que servem como uma pinça para colher os ouriços - as 'cascas' que contém a castanha - do chão.

SANTA ROSA DEL ABUNÁ, BOLIVIA - MAIO 2019

24 AGRO

A PLANTADORA DE QUINOA

PERU, 2017

22 AGRO

O sol acabou de nascer no vale do Colca e Gabina já preparou o café-da-manhã para Pedro, seu filho mais novo.  "Deixo o uniforme dele limpo e passado, assim não preciso me preocupar com isso na noite seguinte"

YANQUE, PERU- ABRIL 2017

_DSC0868-Editar.jpg

AOS PÉS DO IMBABURA

EQUADOR, 2016

21 AGRO

No Ecuador, Maria mostra como usar o fogo de forma correta.


Quando os primeiros raios de sol atingem o solo frio dos Andes, ela vai à plantação em frente à casa da família em La Quebrada, para queimar galhos secos e produzir fumaça. Ela explica que esta é uma prática tradicional para prevenir que as plantas sejam danificadas pela geada matinal.

LA QUEBRADA, ECUADOR - 2016

20 AGRO

VÍTIMAS DO FOGO

BOLÍVIA - 2019

16 AGRO

Curepa, um vaqueiro boliviano, viu a fazenda na qual trabalha há mais de quarenta anos, queimar por dias em 2019.

ROBORÉ, BOLIVIA - OUT 2019

COVER.jpg

AÇAÍ

BOLÍVIA - 2019

27 AGRO.jpg

O açaí é outro protagonista na Amazonia Boliviana. Embora sua coleta não seja como da castanha, onde os frutos são colhidos do chão.
É necessário subir na palmeira e esse coletor está se preparando para trabalhar de forma segura.

SANTA ROSA DEL ABUNÁ, BOLIVIA - MAI 2019

32 AGRO

AGROECOLOGIA

BOLÍVIA - 2019

31 AGRO.jpg

Vê essas plantas aqui? Isso é o que a gente usa pra prevenir que insetos ataquem nossa plantação. Por isso não tem mosquitos aqui. Isso ajuda a gente a cultivar orgânicos.", conta Luiz, um agricultor familiar boliviano.

CHARAGUA,  BOLIVIA - MAI 2019

40 AGRO

MAIS EM BREVE